Distúrbios alimentares em freqüentadores de academia

Metodologia

Foi realizado um estudo, no qual foram entrevistadas 20 mulheres com idade entre 13 e 50 anos, que se exercitam em média 2 horas/dia em academia. Utilizou-se avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC) e um questionário de triagem (Mini Avaliação Nutricional - MAN) que analisa a possibilidade de uma pessoa poder induzir o aparecimento de um distúrbio alimentar ou se ela está dentro dos padrões normais de uma boa saúde.

Resultados

Através da Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), que serve para avaliar a normalidade do peso corporal de um indivíduo e como indicador de excesso de peso ou denutrição, os resultados obtidos e expressos no gráfico 1 mostram que 70% das entrevistadas apresentam seu índice de Massa Corpórea acima do limite permitido. A média do Índice de Massa Corpórea para estas entrevistadas foi de 26, onde estas podem ser classificadas como sobrepeso de acordo com a Organização Mundial de Saúde.



Com relação ao questionário de triagem MINI AVALIAÇÃO (MAN) realizado com as participantes, os resultados foram obtidos através da soma de pontos de cada resposta das entrevistadas (Escore de Triagem), que classifica como: 12 pontos ou mais = normal; e 11 pontos ou menos = possibilidade de desnutrição. No gráfico 2, estão registrados a soma geral dos pontos das questões apresentadas, 80% das participantes estão classificadas como normal e estão fora da faixa de risco de poder desenvolver um distúrbio alimentar; porém 20% das participantes foram classificadas como tendo possibilidade de desnutrição, e de induzir o aparecimento de um distúrbio alimentar.




Conclusões

O problema dos distúrbios alimentares vem, preocupando de forma crescente os profissionais da área de saúde. Na busca pelo corpo perfeito as pessoas se sacrificam ultrapassando seus próprios limites.
Nos casos onde prevalecem os distúrbios alimentares, ocorre um descontrole quase que total do organismo.

Não só pessoas sedentárias apresentam casos de distúrbios alimentares, há um grande índice de atletas e frequentadores assíduos de academias que na busca por bons resultados acabam ultrapassando o limite natural de seu organismo causando às vezes danos irreparáveis.

Pode-se concluir com a pesquisa realizada que grande parte das entrevistadas apresentam-se acima de seu peso, o que pode ser um fator importante para o início de um transtorno alimentar já que este tem como aspecto importante a imagem corpórea, e se estas pessoas não forem orientadas por profissionais da área de saúde, sejam eles nutricionistas ou outros profissionais poderão desenvolver problemas sérios relacionados a sua saúde.

Quanto as participantes que apresentaram a possibilidade de desnutrição, estas devem ser avaliadas mais profundamente por profissionais especializados para que se descubra as causas de seu estado de saúde.